sábado, 22 de dezembro de 2012

Como concretizar 2012, parte, 9.


Como concretizar 2012, parte, 9.

 

Roteiro e texto.

19:05 – 19:20.

Recitação de daimoku com a voz firme e ritmada, sem pressa, nem lerda ou pesada. Ritmo de corcel trotando.

19:20 – 19:25.

Verificar se todos recitaram daimoku, soltando voz, bastante para serem ouvidos. Explicação de oração principal e cumprimentar. Apresentação do livrinho da sutra, todos tem? Sobre conteúdo maravilhoso do sutra de lótus. Como fazer a leitura? Convidar todos façam leitura do sutra, soltando a voz.

Neste horário podem ter chegado mais alguns convidados, daí, às vezes seria necessário de repetir alguns trechos de primeira explicação.

·        Muito bem! Conseguiram acompanhar? Esquentaram, não? O importante é soltar a voz.

·        Agora, vamos fazer o treinamento de sutra.

·        As filosofias orientais são muito valorizadas no ocidente, sem ser muito compreendidos os seus conteúdos: Confucionismo, taoísmo, budismo tibetano, budismo zen, etc. As quantidades de livros deles também são  enormes. Somente os que foram expostos pelo Sakyamuni, existem 80 mil livrarias.

·        Entretanto, mais valioso e profundo esclarecimento sobre vida e do universo são 2º capítulo Hoben e 16º capítulo Julyoh do sutra de lótus. Aí contém as filosofias de, Possessão mútua dos 10 estados, 10 fatores da vida, 3 mil mundos numa existência momentânea da vida etc. Um mais profundo e alto do que os outros.

·        Se você disser que recita sutra de lótus todos os dias para alguém que tem conhecimento do budismo, você será admirado com muito respeito.

·        Apesar da leitura do sutra ser uma prática cumprimentar, ela é um pouco mais complexa do que a prática principal, que é recitação do daimoku.

·        Cada silaba está separada por um tracinho, leia com ritmo, não importando quantas letra contém. Por exemplo, No início,  Myo-ho-ren-gue-kyo  Ho-bem-pon-dai-ni...

·        Não é necessário acelerar o ritmo de leitura. O importante é ler corretamente e soltar a voz.

·        Vamos fazer a leitura de sutra, sob a liderança do sr.--------.

Hoben pon.

Jiga gue.

3 min. de Daimoku.

Orações silenciosas de 2ª, 3ª, 5ª orações.

Com a pronúncia clara,  firme e ritmada, sem pressa, sem atropelo, tudo em 15 min.

19:40 – 19:55.

Verificar se todos forem possíveis de acompanhar?

·        Convide fazer esta oração todos os dias e comparecerem próximos encontros durante 8 semanas, fazendo orações em casa.

·        Depois deste período comportando direitinho, cada um poderão ter suas opiniões sobre o budismo.

Texto.

·        Como foram? Deu para acompanhar?

·        Define uma parede em suas casas, façam orações como se tivessem ali o gohonzon.

·        Provisoriamente, os senhores vão fazer esta oração, todos os dias, de manhã e de noite. É difícil?...  Parece... Mas, a vida é ainda mais difícil. Criem coragem! Encarem esta dificuldade com serenidade. E vamos aprender de uma vez por todas, como viver feliz definitivamente.

·        Se os senhores fizerem esta prática provisória diariamente, dentro de 100dias, poderão perceber muitas mudanças nas suas vidas. No meu caso, eram 60 dias que foram necessários. Então nós teremos muitas novidades que os senhores irão contar.

·        Se os senhores fizerem esta prática direitinho todos os dias, terão muitas novidades em suas vidas. Talvez, próximas vezes,  possamos ouvir estas novidades, dos senhores.

·        Na grande maioria das vezes, as religiões ensinam a pedir, suplicar a alguém ou p/ algo superior, às divindades, uma força transcendental, ajudar resolver os problemas difíceis, sair do sufoco, conseguir algo na vida.

·        O budismo considera  que todo ser humano vem dotado de muito mais força do que parece que imagina. O budismo acredita que você é feito de mesmos materiais que foram feitos o universo, portanto, você tem mesmas forças que movem o universo dentro de você, nas formas de força, coragem, sabedoria, persistência... Até para administra as frustrações.

·        Você só não sabe como extrair e utilizar estas forças que tem e sempre teve, dentro de si próprio.

·        Estas orações é a única maneira de fazer manifestar estas forças e energia que todos nós já temos.

·        Então, Gostaria que todos os senhores encararem com todas seriedades e fizessem esta oração diáriamente. Mais tarde, venham relatar seu depoimento de como mudou a sua vida.

Fim da parte 9.  Continua na parte 10. 

Novembro de 2012.            Eiichi Sago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário